Técnicas de Atendimento
Programa da disciplina
1. Comunicação interpessoal;
1.1 Elementos intervenientes do processo de comunicação;
1.2 Caracterização dos diferentes perfis comonicacionais;
1.3 Comunicação assertiva;
1.4 Comunicação empática;
1.5 Barreiras gerais do processo de comunicação;
1.6 Formas de transpor as barreiras gerais de comunicação
1.7 Processamento interno da informação;
1.8 Diferentes perguntas no processo de comunicação;
2.Etapas dos atendimentos presencial;
2.1 Qualidades de um bom atendedor profissional;
2.2 Importância dessas qualidades para o desempenho;
2.3 Diferença entre os conceitos de atendimento/ venda e atitude/ comportamento;
2.4 Atendimento telefónico;
2.5 Etapas do atendimento telefónico;
2.6 Regras do comportamento telefónico;
2.7 linguagem adequada ao atendimento telefónico;
3. Diagnostico de necessidades;
3.1 Motivação/ necessidades;
3.2 Analise do perfil do cliente;
3.3 Guião de pergunta como auxilio do diagnostico de necessidades;
4. Língua Inglesa aplicada ao processo de atendimento.
Comunicação Interpessoal
1ºTrabalho
Comunicação Interpessoal
O que é a comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informação entre duas ou mais pessoas.
Caracterização de todos os elementos intervenientes no processo de comunicação:
Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação
emissor /receptor
Receptor = aquele que recebe a mensagem, interpreta-a e devolve uma nova mensagem reformulada ao seu transmissor. Neste momento aquele que era o receptor torna-se um novo transmissor.
Canal de comunicação
- Caracterizar os diferentes perfis comunicacionais
Caracterização de todos os elementos intervenientes no processo de comunicação:
O processo de comunicação o emissor (ou codificador) emite uma mensagem(ou sinal) ao receptor (ou descodificador), através de uma chamada exemplo telefone . O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído,bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.
Elementos da Comunidade:
- Codificar: transformar, num código conhecido, a intenção da comunicação ou elaborar um sistema de signo ou um Significado quem aparenta objectivos comuns.;
- Descodificar: decifrar a mensagem, operação que depende do repertório (conjunto estruturado de informação) de cada pessoa;
- Feedback: corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor.
QUEM É O EMISSOR: o emissor é um dos protagonistas do ato da comunicação. Este, em dado momento, emite uma mensagem para um receptor ou destinatário.
QUEM É O RECEPTOR: é um dos protagonistas do ato da comunicação: aquele a quem se dirige a mensagem, quem recebe a informação e a descodifica, isto é; transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.
Os meios de comunicação são artifícios que permitem a comunicação entre pessoas, contribuindo com o processo de transmissão de informações. Ao longo da história, o homem sempre desenvolveu formas para se comunicar: sinais, desenhos, cartas, criação de alguns objetos, etc.Com o desenvolvimento tecnológico, os meios de comunicação foram se tornando mais eficazes. O telégrafo revolucionou a forma de se comunicar à distância, sendo considerado um dos primeiros sistemas modernos de comunicação. Em seguida, outros meios de comunicação foram inventados, com destaque para o telefone, rádio, televisão, celular e internet. Todos eles são bastante utilizados em várias partes do mundo, proporcionando o diálogo e a troca de informações entre pessoas de diferentes pontos do planeta.
Comunicação interpessoal
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.
O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal.
A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca deinformações entre duas ou mais pessoas.
Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo.
O processo de comunicaçfão prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor de um receptor.
Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural.
Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação
Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intra pessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade,propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
emissor /receptor
Em teoria da informação o emissor é um dos protagonistas do ato da comunicação. Este, em dado momento, emite uma mensagem para um receptor ou destinatário.
O emissor normalmente antes de enviar ou até mesmo produzir a mensagem , procura descobrir qual o nível de conhecimento do receptor, o seu nível cultural, a sua instrução, em outras palavras, descobrir o repertório dos receptores da mensagem.
significado: (lat emissore) 1 Que emite. 2 Partidário do emissionismo; emissionista. 3 Diz-se do banco ou estabelecimento de crédito que emite papel-moeda. sm 1 O que emite. 2 Radiotécn Aparelho produtor das ondas hertzianas na estação de origem; radio transmissor.
Receptor = aquele que recebe a mensagem, interpreta-a e devolve uma nova mensagem reformulada ao seu transmissor. Neste momento aquele que era o receptor torna-se um novo transmissor.
Canal de comunicação
Em comunicação, canal (por vezes designado por canal de comunicação) designa o meio usado para transportar uma mensagem do emissor ao receptor.
COMUNICAÇÃO = Dinâmica de relacionamento entre as pessoas e que pressupõe duas dimensões. O diálogo que estabelecemos conosco próprios e que se chama diálogo intrapessoal (de mim para comigo). O diálogo que estabelecemos com qualquer outra pessoa em qualquer nível – familiar, acadêmico, profissional, amizade, afetivo, etc – chamamos de diálogo interpessoal Todo processo de comunicação pressupõe os seguintes elementos:
Transmissor ou Emissor = aquele que transmite verbal ou não verbalmente um conteúdo de idéias, palavras, expressões e valores que ele deseja que a outra pessoa entenda.
Mensagem = corresponde ao conteúdo de idéias, palavras, expressões e valores enviados pelo transmissor e que serão captados pela outra pessoa.
Receptor = aquele que recebe a mensagem, interpreta-a e devolve uma nova mensagem reformulada ao seu transmissor. Neste momento aquele que era o receptor torna-se um novo transmissor.
2º trabalho
- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de
- - Agressivo
- - Manipulador
- - Assertivo
- - Passivo
- Vantagens da Comunicação assertiva
- Particularidades e vantagens do perfil assertivo
Estilo passivo
Pessoa que se apresenta com uma atitude de evitamento das outras pessoas e situações. Não se afirma tranquilamente, em vez disso afasta-se ou submete-se, não toma a atitude nas situações, e como não se afirma torna-se normalmente uma pessoa bastante ansiosa.
Estilo agressivo
pessoa que expressa as suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões, por vezes de uma forma hostil, exigente, ameaçadora ou punitiva para com o interlocutor. A pessoa que tem este tipo de comportamento defende os seus direitos, mas fá-lo à custa da violação dos diretos dos outros.
Estilo manipulador
Pessoa que expressa as suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões de uma forma tendencialmente implícita ou indireta, frequentemente com “mensagens mistas”. A pessoa encontra a satisfação das suas necessidades violando os direitos dos outros de forma indireta.
Estilo assertivo
Pessoa que defende os próprios direitos sem violar os direitos dos outros.
Pessoa que defende os próprios direitos sem violar os direitos dos outros.
É importante ter em conta que ninguém é 100% assertivo com todas as pessoas e em todas as situações. A assertividade não garante a não ocorrência de conflitos entre duas pessoas; o que acontece é que, se duas pessoas em desacordo comunicam de forma assertiva, é mais provável que reconheçam que existe um desacordo e que tentem chegar a um consenso.
A assertividade é uma aprendizagem do respeito:
- Por si próprio e pelos pontos de vista dos outros
Permite que cada um tenha direito a:
- Exprimir opiniões, pontos de vista ou ideias próprias; ter necessidades e desejos; pedir (e não exigir) que as outras pessoas respondam às suas necessidades e desejos; recusar um pedido sem por isso se sentir culpado ou egoísta; ter sentimentos e a exprimi-los assertivamente se for essa a sua intenção; Etc.
3º Trabalho
- Comunicação empática
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando...
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste emtentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.
A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões.
Ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções. Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação imediata. O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia.
Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.
A empatia é diferente da simpatia, porque a simpatia é maioritariamente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa e de agradá-la, a empatia faz brotar uma vontade de compreender e conhecer outra pessoa.
Na psicanálise, por exemplo, a empatia significa a capacidade de um terapeuta de se identificar com o seu paciente, havendo uma conexão afetiva e intuitiva
4º Trabalho
4º Trabalho
Barreiras externas
As Barreiras Externas são todos os aspectos que bloqueiam uma comunicação e que são exteriores à mesma, isto é, não surgem directamente da parte dos interlocutores. As Barreiras devidas a factores ambientais são um dos exemplos. Podemos considerar Barreiras externas os seguintes pontos:
A distância
Física entre o emissor e o receptor que poderá fazer com que não seja efectivo o processo de comunicação.
Separações
Tais como vidros ou balcões. Este tipo de barreira é bastante frequente nos atendimentos ao público.
Barreiras internas
Movimentos corporais
Vimos no ponto anterior a importância e as vantagens que o gesticular poderá trazer a uma comunicação. Da mesma forma que a linguagem corporal pode facilitar uma comunicação, poderá também dificultá-la quando mal interpretada.
Barreiras típicas das diferentes fases do processo de
comunicação
- - Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
Perfil e funções do atendedor profissional
-Perfil
-Grande capacidade de comunicação, negociação argumentação, Boa apresentação, forte competência comercial e de argumentação de venda, orientação para vendas, resultados e objectivos, dinamismo, maturidade: bons conhecimentos de informática na óptica do utilizador, bons conhecimentos de inglês serão uma mais valia
-Funções
-O objetivo principal desta unidade é o de enumerar e caracterizar as principais qualidades de um atendedor profissional, reconhecendo a sua relevância no desenvolvimento da função.
-Identificar a diferença entre os conceitos de atendimento / venda e atitude /comportamento.
-Identificar e aferir as motivações / necessidades de cada cliente.
-Estruturar o processo de atendimento, aplicando as atitudes/comportamento associados a cada etapa.
-Características / qualidades de um atendedor
-Atitude positiva / auto-estima
-Saber-saber, saber-estar e saber-fazer
-Querer - poder- agir
-Simpatia
-Disponibilidade
-Flexibilidade
-Assertividade
-Conhecimento
-Da empresa (cultura, procedimentos, produtos / serviços)
Conhecimento das técnicas de atendimento
Conhecimento atualizado
Estruturação do atendimento
Informatização
Ambiente
Conhecimento
Discernimento para distribuição das procuras que chegam;
Conhecimento das rotinas do gabinete;
Conhecimento da estrutura da administração municipal para encaminhamento de demandas.
Mostre-se receptivo
Foque sua atenção
Sorria
Cumprimente
Seja amável (tom de voz, expressão facial e postura corporal)
Para atender bem:
-Demonstre respeito
-Seja profissional
-Faça perguntas
-Evite intimidades
-Seja ágil
-Seja empático
-Demonstre que quer ajudar
-Perceba as diferenças
-Facilite
-Dê opções
-Seja claro
-Mantenha o cliente atualizado
:Deu problema?
-Identifique os motivos
-Não se esconda
-Mantenha a calma
-Peça desculpas
-Procure alternativas
-Acompanhe a solução
-Ataque a causa, para que o problema não volte a acontecer
7º trabalho
Atendimento presencial
Este tipo de atendimento é fundamental utilizar um conjunto de normas que permitem orientar uma atitude e um comportamento positivo face ao cliente para que ele volte sempre.
O conjunto de normas para o atendimento directo abrange as dimensões de aparência, da expressão corporal e da voz
O conjunto de normas para o atendimento directo abrange as dimensões de aparência, da expressão corporal e da voz
Conceitos gerais de atendimento presencial
Enumerar e caracterizar as principais qualidades de um atendedor profissional reconhecendo a sua relevância no desempenho da função.
• Identificar a diferença entre os conceitos de atendimento / venda e atitude / comportamento
• Identificar e aferir as motivações / necessidades de cada cliente.
• Estruturar o processo de atendimento, aplicando as atitudes/comportamentos associados a cada etapa
Etapas do atendimento presencial
Actualmente a aposta na qualidade do serviço ao cliente requer o desenvolvimento de competências estratégicas que assegurem a diferenciação no mercado.
O atendimento personalizado permite consolidar uma imagem de excelência, estimulando um interface organização/cliente baseado na satisfação, ética e promoção da qualidade.
8-trabalhoÍndice
Introdução
Passo 1: Como preparar o atendimento telefónico
Passo 2: Como atender as chamadas dos clientes
Passo 3: Como lidar com situações difíceis
Passo 4: Como avaliar a qualidade do atendimento
Como utilizar o atendimento automático
Passo 1: Como preparar o atendimento telefónico
Passo 2: Como atender as chamadas dos clientes
Passo 3: Como lidar com situações difíceis
Passo 4: Como avaliar a qualidade do atendimento
Como utilizar o atendimento automático
Introdução |
O telefone é o primeiro elo de ligação da empresa com o exterior. É a primeira impressão que o cliente possui da empresa e, por vezes, a mais duradoura. Seja qual for a política ou método de atendimento adoptados, não se esqueça de controlar a sua qualidade, nem de dar a formação adequada aos profissionais que irão estar em contacto directo com os clientes, quer para promover os seus produtos e serviços, quer para responder a reclamações ou dar esclarecimentos.
Passo 1: Como preparar o atendimento telefónico |
Preparar o atendimento de chamadas telefónicas é vital. Não basta confiar no dom da palavra, na inspiração ou no bom senso das equipas de atendimento. É necessário dar-lhes formação e informações detalhadas, nomeadamente:
- Guião de vendas: muitas empresas utilizam guiões completos de atendimento, com todas as formas de apresentação, frases de venda e conclusão da conversa. A existência de um suporte deste tipo é importante, mas não deve substituir uma formação mais sólida. Neste caso, as empresas correm o risco de fazer com que o pessoal da equipa de atendimento não saiba interagir com o cliente. Se este fizer uma pergunta fora do âmbito do guia, os atendedores não estarão preparados para dar uma resposta válida.
- Perguntas e respostas padrão: é importante que toda a equipa de atendimento tenha uma lista das perguntas mais frequentes dos clientes e das respectivas respostas. Desta forma, sempre que uma dúvida ou reclamação esteja dentro dessa lista, o tempo de resposta será acelerado. Ou, em alternativa, o atendedor terá consciência do tipo de perguntas que não são da sua competência e que terá que remeter para um técnico para, só depois, voltar a contactar o cliente. Porém, tal como no guião de vendas, estas informações são insuficientes e nunca substituem uma formação mais aprofundada.
- Informações sobre os produtos, preços e concorrência: conhecer os próprios produtos e preços é, obviamente, muito importante, mas estar a par do que a concorrência está a fazer no momento também é vital. Um atendedor da sua empresa só conseguirá convencer um cliente de que o seu produto é melhor do que o da concorrência se estiver a par das vantagens e inconvenientes de ambos.
- Conhecer o cliente: identifique com clareza as necessidades que os produtos e serviços da sua empresa visam satisfazer aos clientes e transmita-as aos atendedores. É importante que, durante a conversa telefónica, eles tentem apurar se essas necessidades estão satisfeitas. Se assim for, a conversa poderá tomar um rumo mais positivo: o atendedor pode acrescentar mais algumas vantagens do produto ou serviço, das quais o cliente poderia ainda não se ter apercebido, e atenuar a gravidade de qualquer tipo de reclamação.
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O atendimento telefónico deve transmitir uma imagem profissional, de eficácia e capacidade de organização. Integra-se no conjunto de serviços da empresa. As regras seguintes podem ser afixadas, não só no departamento de atendimento a clientes, mas também por todos os departamentos que contactem directamente com eles.
O que fazer
- Identificar-se e utilizar o nome do cliente: ninguém gosta de falar com uma fonte desconhecida, por isso, o atendedor da chamada deve identificar-se assim que atende o telefone. Por outro lado, deve perguntar com quem está a falar e passar a tratar o cliente pelo nome; este toque pessoal faz com que ele sinta que é importante.
- Assumir a responsabilidade pela resposta: a pessoa que atende o telefone deve considerar o assunto como seu e garantir ao interlocutor uma resposta rápida. Por exemplo: não se diz "Não sei", mas "Vou imediatamente saber" ou "Daremos uma resposta logo que seja possível". Se não lhe for mesmo possível resolver o assunto, deverá apresentar formas alternativas para o fazer, nomeadamente: dar o número de telefone directo de um assistente capaz de resolver o problema rapidamente, indicar o e-mail ou fax do responsável procurado e garantir que alguém confirmará a recepção do pedido ou chamada.
- Não negar informações: nenhuma informação deverá ser negada, mas há que identificar o interlocutor antes de a fornecer, para confirmar a seriedade da chamada, por exemplo: "Vamos recolher estes dados e depois entraremos em contacto consigo. Pode dar-nos um número de telefone?"
- Não apressar a chamada: é importante dar tempo ao tempo, ouvir calmamente o que o cliente tem a dizer e mostrar que se está a acompanhar a conversa, dando feedback,mas não interrompendo o seu raciocínio.
- Sorrir: um simples sorriso no rosto reflecte-se na voz, passando a impressão de que o atendedor é uma pessoa amável, solícita e interessada.
- Ser sincero: qualquer falta de sinceridade pode ser catastrófica. E as más palavras difundem-se mais rapidamente do que as boas.
- Manter o cliente informado: o cliente não pode estabelecer contacto visual com quem o atende, por isso, se o atendedor tiver mesmo que desviar a atenção do telefone durante alguns segundos, deve pedir licença e depois pedir desculpa pela demora. Poucos segundos podem parecer uma eternidade para quem está do outro lado da linha.
- Ter as informações à mão: um atendedor tem que conservar a informação importante na secretária e ter sempre à mão as tabelas de preços, informações acerca dos produtos, bem como uma lista de assuntos pendentes de clientes que ligaram anteriormente; isto permitirá aumentar a rapidez de resposta e o profissionalismo do atendedor.
- Estabelecer objectivos com a pessoa que liga: quem atende a chamada deve definir quando é que a pessoa deve voltar a ligar (dia e hora) ou quando é que a empresa vai retribuir a chamada.
O que evitar
- Deixar o cliente à espera: para um atendedor ser eficiente tem que manter o cliente permanentemente informado.
- Fazer ruídos ao mesmo tempo que se fala: todos os sons estranhos à conversa serão aumentados do outro lado da linha. Por isso, o atendedor deve, por exemplo, manter o auscultador afastado da boca para não fazer eco e evitar comer, beber ou fumar enquanto fala.
- Distrair-se com outras pessoas: falar com os colegas enquanto se atende um telefonema, por exemplo, não só é má educação, mas também pode confundir o cliente.
- Fazer promessas que não consegue manter: não se deve dizer que é possível fazer uma entrega num determinado dia só para acalmar os ânimos se, na realidade, se souber que isso não será possível.
- Desviar-se do tema da conversa: os clientes estão mais interessados nos problemas deles do que nos do atendedor. Este não deve começar a falar das suas experiências pessoais nem fugir do tema principal da conversa.
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